319

Filosofia com cinema para crianças turma T1 17.23/24

Apresentação

- A importância de uma pedagogia criativa para estimular o desenvolvimento de cidadãos críticos e interventivos; - Repensar estratégias de intervenção que valorizem o sentido crítico e criativo dos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Descobrir novas possibilidades de potenciar o sentido de reflexão nos alunos; • Delinear estratégias auxiliadores do passar do pensamento ao papel/ação; • Repensar atividades promotoras do desenvolvimento do sentido refletido e criativo.

Conteúdos

• Reflexões internas que despertem a criatividade; • Cinema associado aos conceitos que surgem das reflexões e chuva de ideias; • Sentido estético e criativo relacionado com o cinema/curtas-metragens.

Bibliografia

BÉDARD, Nicole (2000). Como interpretar os desenhos das crianças. Edições CETOP, Mem Martin. BRESSON, Robert (1975). Notas sobre o cinematógrafo. Porto: Porto Editora.

Formador

Helena Sofia Morais Lopes

Início: 05-07-2024
Fim: 05-07-2024
Acreditação: ACD 17.23/24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Biblioteca Municipal de Ovar