
Metodologias Multissensoriais e Inclusivas-EKUI turma 13.ACD.24/25 - T2
Apresentação
O número de crianças a apresentar dificuldades de aprendizagem e atrasos na comunicação e linguagem está a aumentar a nível nacional. A investigação em neurociência, nomeadamente os estudos de Stanislas Dehaene (2023), demonstram que a aprendizagem é mais eficaz quando se baseia na ativação coordenada de diferentes redes neurais. A utilização de metodologias multissensoriais potencia essa ativação, facilitando a aquisição e consolidação do conhecimento, especialmente no desenvolvimento da leitura, da escrita e da comunicação. Estas abordagens baseadas em evidência permitem otimizar os processos de ensino/aprendizagem, tornando-os mais acessíveis e eficazes para todas as crianças, independentemente das suas dificuldades individuais. Para a realização desta Ação de Curta Duração (ACD), partimos dos seguintes pressupostos: 1. É importante capacitar Educadores e Professores para a implementação de metodologias multissensoriais e inclusivas, uma vez que a evidência científica demonstra que estratégias que envolvem diferentes canais sensoriais potenciam a aprendizagem, tornando-a mais acessível a todas as crianças, incluindo aquelas com dificuldades de aprendizagem e comunicação. 2. É essencial mitigar desafios e potenciar ganhos no acesso ao conhecimento, através de metodologias inovadoras que promovam a aprendizagem para todos. A neurociência comprova a implementação de abordagens teóricas como o Desenho Universal pra a Aprendizagem, que englobam componentes de métodos multissensoriais e fónicos, são mais eficazes no sucesso na leitura, escrita e comunicação, sendo, por isso, fundamental investir nestas abordagens de forma estruturada e intencional. 3. Devemos adaptar os sistemas de educação e formação de práticas baseadas em evidências, que promovem a acessibilidade para todos como factor de sucesso na educação (ODS 4) e contribuem para a redução das desigualdades no acesso ao conhecimento, especialmente para crianças em situação de vulnerabilidade (ODS 10). Isto porque a investigação demonstra que ambientes de aprendizagem acessíveis e inclusivos aumentam significativamente as oportunidades de sucesso educativo para todos as crianças. 4. É fundamental educar para a autoestima e empatia, pois a aprendizagem ocorre de forma mais eficaz em contextos onde as crianças se sentem seguras, valorizadas e integradas. O desenvolvimento destas competências socio emocionais favorece o bem-estar e a motivação, promovendo uma educação verdadeiramente inclusiva. Consideramos necessária uma reflexão consistente e partilhada do Dec.-Lei 54 de 2018, ajustado às Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, ao Programa e Metas Curriculares de Aprendizagem do 1o Ciclo do Ensino Básico, assim como às Aprendizagens Essenciais, enquanto documentos de orientação curricular base, na planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem, conducentes ao desenvolvimento das competências inscritas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Esta reflexão terá por base o Plano de Ação para a Educação (2021-2027), que define a visão da Comissão Europeia para uma educação de elevada qualidade, inclusiva e acessível.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
1. Conhecer metodologias multissensoriais e inclusivas; 2. Saber implementar programas e estratégias diversificadas e inclusivas; 3. Desenvolver estratégias baseadas nos princípios DUA (representação, expressão e envolvimento) para desenvolver as habilidades de aprendizagem da consciência fonológica, leitura, escrita e comunicação; 4. Identificar barreiras à aprendizagem e intervir nas dificuldades de aprendizagem de forma precoce; 5. Planear, avaliar e implementar a gestão flexível de um currículo que maximize o potencial máximo dos alunos através de metodologias multissensoriais e inclusivas; 6. Conhecer e aplicar abordagens inclusivas ao currículo; 7. Conhecer e estimular competências socio emocionais.
Conteúdos
1. Fundamentação teórica das metodologias multissensoriais; 2. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA); 3. Implementação de Metodologias, métodos e estratégias de aprendizagem multissensorial e inclusiva.
Observações
Alves, M. M., Ribeiro, R., & Simões, F. (2013). Universal design for learning (UDL): Contributos para uma escola para todos. Tecnologias da Informação em Educação, Indagatio Didactica, 5(4), 121-146. Denéve, S., Alemi, A., & Bourdoukan, R. (2017). The Brain as an Efficient and Robust Adaptive Learner. Neuron, 94, 969-977. https://doi.org/10.1016/j.neuron.2017.05.016. Ainscow, M., & Miles, S. (2013). Desarrollando sistemas de educación inclusiva. Cómo podemos hacer progressar las políticas de educación? In C. Giné (Coord.), D. Duran, J. Font, & E. Miquel, La educación inclusiva. De la exclusion a la plena participación de todo el alumnado. Barcelona: Horsori Editorial, S.L. King-Sears, M. (2009). Universal Design for Learning: Technology and pedagogy. Learning Disabilities Quartely, 32, 199- 201. Oliveira, R. (2018). Intervenção Multissensorial numa criança com dificuldades de aprendizagem. Tese de Mestrado. Escola Superior de Educação de Coimbra. Dehaene, S., Sevilla, Y., Padilla, L. L. y D'Alessio, M. J. (2019). ¿Cómo aprendemos?: Los cuatro pilares con los que la educación puede potenciar los talentos de nuestro cerebro. Siglo Veintiuno.
Formador
Celmira Conceição Madureira Macedo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 26-05-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |