Protocolo de Atuação com Alunos com Autismo turma 19.ACD.24/25
Apresentação
Cada vez mais verifica-se a necessidade de dotar o pessoal docente e não docente de conhecimentos, estratégias e ferramentas relativamente à forma como lidar com os nossos alunos neurodivergentes são, em alguns momentos, caracterizados por uma explosão. Os meltdowns das crianças/jovens com autismo são, por vezes, acompanhados de uma explosão de emoções que a pessoa não consegue controlar. Esta incapacidade de controlar impulsos e emoções necessitam de ter uma resposta eficaz por parte da comunidade escolar. A formação tem um papel importante de conscientizar os agentes educativos e contribuir para mudanças na prática e na sua postura.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Capacitar os formandos para identifica sinais de meltdown e responder de forma eficaz e empática; - Desenvolver competências práticas para implementar o protocolo de intervenção durante meltdown; - Promover a comunicação e a colaboração eficaz com alunos autistas, famílias e colegas; - Estabelecer procedimentos claros para a gestão de crises/meltdowns e garantir um ambiente seguro e inclusivo.
Conteúdos
- Introdução ao Autismo; - Comunicação Emocional e Comportamental: Comportamentos Disruptivos e Meltdowns; - Protocolo Step-by-Step: Implementação de Estratégias na Escola; - Contenção física e emocional segura.
Formador
Sandra Marina Farinha Nunes
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 31-01-2025 (Sexta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |