
Acolhimento UBUNTU: Stress e Burnout: uma perspetiva humanizada turma 03.ACD.25/26
Apresentação
Cada vez mais é observado as pressões constantes que o corpo docente enfrenta no seu quotidiano profissional: prazos, avaliações, gestão de sala de aula, bem como as exigências administrativas. A formação oferece ferramentas para reconhecer sinais precoces de stress e burnout, promovendo práticas de autocuidado e equilíbrio emocional.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Promoção da Saúde e Bem-estar Docente; Melhoria do Clima Escolar; Desenvolvimento de Competências Socioemocionais;
Conteúdos
Compreensão do Stress e Burnout; A Perspetiva Humanizada; Autoconhecimento e Regulação Emocional; Estratégias de Prevenção e Intervenção;
Formador
Patrícia Almeida Oliveira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-09-2025 (Segunda-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |