Acolhimento UBUNTU: Stress e Burnout: uma perspetiva humanizada turma 03.ACD.25/26

Apresentação

Cada vez mais é observado as pressões constantes que o corpo docente enfrenta no seu quotidiano profissional: prazos, avaliações, gestão de sala de aula, bem como as exigências administrativas. A formação oferece ferramentas para reconhecer sinais precoces de stress e burnout, promovendo práticas de autocuidado e equilíbrio emocional.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Promoção da Saúde e Bem-estar Docente; Melhoria do Clima Escolar; Desenvolvimento de Competências Socioemocionais;

Conteúdos

Compreensão do Stress e Burnout; A Perspetiva Humanizada; Autoconhecimento e Regulação Emocional; Estratégias de Prevenção e Intervenção;

Formador

Patrícia Almeida Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-09-2025 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 08-09-2025
Fim: 08-09-2025
Acreditação: 03.ACD.25/26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Júlio Dinis