
Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo: Partilhar, Transformar, Inovar turma 02.O.FSE.25/26
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
1.º Módulo – Introdução e Contextualização (1 hora) ● Apresentação da oficina e dos participantes; ● Enquadramento do trabalho a realizar durante a oficina; ● Objetivos pedagógicos e operacionais da formação; ● Ferramentas digitais de suporte à colaboração. 2.º Módulo – Comunidades de prática e sustentabilidade (3 horas) • O que é uma comunidade de prática? Conceito e exemplos; • Organização e dinamização de comunidades de prática (o que se pretende, como poderá funcionar, objetivos a curto e longo prazo); • Diagnóstico partilhado: temas prioritários e desafios comuns; • Definição de temas transversais de trabalho conjunto. 3.º Módulo – Dinâmicas de Comunidade e Partilha de Práticas (18 horas) ● Aprofundar temáticas escolhidas pelos elementos da Comunidade, através da articulação entre teoria e prática, explorando casos e exemplos; ● Dinamização de workshops entre pares, conduzidos pelos professores pertencentes à CoP, de acordo com interesses comuns e temas definidos previamente; ● Planificação de cenários de aprendizagem, integrando tecnologias digitais, articulando os objetivos pedagógicos com o uso intencional do digital e promovendo metodologias ativas centradas no aluno; ● Experimentação dos cenários com os alunos, registando algumas evidências (fotos, vídeos, reflexões, feedback dos alunos) dessa mesma implementação; ● Debate e reflexão sobre as práticas e estratégias experimentadas; ● Análise crítica dos desafios e sucessos; ● Alteração/reformulação dos cenários, se necessário, tendo por base a implementação dos mesmos e reflexão crítica realizada; ● Partilha dos cenários implementados e respetivos resultados. 4.º Módulo – Avaliação (3 horas) ● Espaço de balanço e reflexão: Discussão dos impactos e perspetivas de continuidade; Avaliação da formação e feedback coletivo.
Metodologias
Presencial: Uma vez que a CoP de professores do 1.º ciclo é composta por docentes da área de influência de vários Centros de Competência TIC do país: CCTIC-ESE/IPS, CCTIC/UA, CCTIC - ESE/IPV e CCTIC Softciências, afastados muitos quilómetros entre si, a oficina de formação terá de funcionar em regime de b-learning, com sessões presenciais e sessões online síncronas, com a seguinte distribuição: 12 horas presenciais e 13 horas online síncronas. Para a dinamização das sessões online síncronas, será utilizada a plataforma de videoconferência zoom. Trabalho Autónomo: 1. Aprofundamento dos conteúdos da formação. 2. Produção de materiais e recursos didáticos (trabalho de grupo). 3. Intervenção pedagógica. 4. Reflexão individual sobre a intervenção pedagógica realizada.
Avaliação
Os formandos serão avaliados de acordo com a legislação em vigor, através da escala e dos parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando os dispositivos legais da avaliação contínua. A conclusão da Oficina de Formação implica a obrigatoriedade da elaboração dos vários trabalhos propostos, quer relativamente ao trabalho presencial, assim como no que diz respeito ao trabalho autónomo e ainda à elaboração do relatório de reflexão crítica. Serão considerados, na avaliação dos formandos, a assiduidade/pontualidade, o trabalho presencial (participação e discussão de ideias), o trabalho autónomo (aplicação dos diferentes recursos, a investigação e reflexão realizadas) e o trabalho final (Reflexão crítica sobre a formação e os materiais produzidos).
Anexo(s)
Formador
Elvira Manuela Pinto Sá
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-09-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 18:30 | 1:00 | Online síncrona |
2 | 14-10-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 15-11-2025 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 15-11-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 25-11-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 13-01-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
7 | 10-03-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 21-04-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
9 | 16-05-2026 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
10 | 16-05-2026 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |